Conferencistas do IV Congresso BH

alfredoAlfredo Jerusalinsky (APPOA)

Autor de diversos livros, entre eles “Saber falar: como se adquire a língua?” da Ed. Vozes e “Dossiê Autismo” da Ed. Langage, é psicanalista Membro da Association Lacaniènne Internationale e da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. No Congresso, fará a conferência “Infâncias Vulneráveis” e ministrará o curso “Falsas e verdadeiras epidemias, intervenções precoces” em parceria com a Dra. Julieta Jerusalinsky, também fará parte do Simpósio “Pesquisa e Psicanálise” ao lado do Dr. Álvaro Medeio Leite.

davi cohenDavid Cohen (Univ. Paris V)

O Professor  David  Cohen  é  autor  do  atual  Manual  de  Psiquiatria  da  Criança  e  pesquisador  do ISIR  (Instituto  de  sistemas  inteligentes  e  robótica),  docente  de  psiquiatria  da  criança  e  do adolescente  na  Universidade  Pierre  e  Marie  Curie,  chefe  do  serviço  de  psiquiatria    da   infância  e  da  adolescência  no  grupo  hospitalar  Pitié-Salpêtrière,  em  Paris.

.

Leonor BezerraLeonor Bezerra (UFMG)
Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais no curso de Medicina, mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Biologia Celular na mesma instituição. Professora adjunta da UFMG, leciona Neuroanatomia nos cursos de graduação da área de saúde e na Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Coordenadora do Programa de Extensão NeuroEduca, realiza capacitação de educadores sobre as bases neurobiológicas de aprendizagem e divulga as neurociências nos contextos de educação e ciência como estratégia para interação dessas áreas em favor da qualidade de vida.

lasnikMarie-Christine Laznik (Univ. Paris XIII)

Psicanalista, membro da Associação Lacaniana Internacional, Doutora em Psicologia Clínica pela Université Paris XIII. Atende pais e bebês no Centro Alfred Binet. Suas pesquisas abordam o autismo e o nascimento do psiquismo na criança.  É co-fundadora do Pré-Aut (Prevenção do Autismo), centro de pesquisa sobre os problemas psíquicos no bebê na França. Marie Christine Laznik é autora do livro “A hora e a vez do bebê”, da Editora do Instituto Langage,  além de ter organizado o livro “O bebê e seus intérpretes: Clínica e pesquisa” também da Langage

Myriam SzejerMyriam Szejer (Hopital Antoine Béclère – Paris)

Médica psiquiatra infantil, psicanalista, escritora e cantora. Trabalha na maternidade Hopital Antoine Béclère com recém-nascidos e seus pais. Uma das primeiras psicanalistas a trabalhar com bebês e ocupar um cargo numa maternidade. Discípula de Françoise Dolto (uma das mais influentes psicanalistas francesas do campo da clínica e da educação infantil). Autora do livro “Se os bebês pudessem falar” a ser lançado em português pelo Instituto Langage em julho de 2016. Co- autoria com Maria Cristina Kupfer do livro “Luzes sobre a clinica e o desenvolvimento de bebês” (Instituto Langage-2015). Fundadora da Associação La cause des bebés, fundada por profissionais relacionados à chegada de bebês (psicanalistas, ginecologistas, pediatras etc.). O objetivo da Associação é desenvolver conhecimentos cada vez mais aprofundados sobre a sensorialidade e a sensibilidade do feto até o nascimento, e do bebê desde sua chegada ao mundo.