Consideramos o tempo lógico de movimento da estrutura que a adolescência comporta, a partir dos três registros: Imaginário, Simbólico e Real. Na adolescência, o encontro com o real do sexo implica um arrombamento das identificações simbólicas e imaginárias, que desfalecem, e a fantasia vacila. A vacilação indica uma passagem a ser feita.
O curso propõe investigar as escritas da passagem adolescente na Literatura articulando com as dimensões do Imaginário, Simbólico e Real, desdobrando o tema em três vertentes: Escritos PARA adolescentes, Escritos DE adolescentes, Escritos SOBRE adolescência. Ainda que os três registros estejam presentes nas três vertentes, cada uma delas toca mais de perto, respectivamente, os registros do Imaginário, Real e Simbólico.

O curso consta de quatro aulas assim divididas:

  1. A passagem adolescente: do que se trata?
  2. As Escritas da passagem adolescente na literatura, vertente dos escritos PARA adolescentes: o que nesta literatura serve de apoio identificatório para os jovens?
  3. As Escritas da passagem adolescente na literatura, vertente dos escritos DE adolescentes: qual ponto a partir do qual o jovem escreve?
  4. As Escritas da passagem adolescente na literatura, vertente dos escritos SOBRE a adolescência:frente ao ponto de falha na escritura que é a impossibilidade de escrever a relação sexual, o que escreve a passagem adolescente?

A bibliografia literária será indicada pela coordenadora.

Horário e Valor

Datas: 08/03/14, 05/04/14, 03/05/14, 07/06/14
Sábados das 09 as 11:30 horas.

R$250,00 à vista ou
R$ 280,00 em 2x

COORDENAÇÃO
Thereza Christina Bruzzi-Curi