Este curso apresenta o bebê numa perspectiva transdisciplinar, destacando os conhecimentos produzidos neste século que transformaram a compreensão sobre as capacidades do bebê.

Diversos campos do conhecimento debruçaram-se sobre os primeiros anos de vida e colocaram em xeque as teorias e saberes que permaneceram válidas por quase todo o século passado.

Teorias que levantam hipóteses sobre o desenvolvimento a partir de métodos  de pesquisa que não dispunham de instrumental apura do para a sua validação, mas que mesmo assim eram transmitidas como verdades sobre as capacidades e aquisições humanas.

Hoje os campos de conhecimento, através das novas tecnologias, aprimoram o nosso saber sobre os primeiros momentos da vida e nos oferecem uma condição privilegiada para o trato com os bebês, seja para orientar o trabalho clinico ou para pensar novas estratégias pedagógicas.

Este curso oferece esta nova forma de olhar para as capacidades do bebê transitando pelos saberes que produzem uma visão mais apurada pelos processos de construção do conhecimento e da afetividade dos bebês.

Conteúdo programático:

  • Sensorialidade intra-útero: as capacidades do bebê antes do nascimento
  • As novas possibilidades de procriação assistida e seus efeitos na constituição do bebê
  • Homo imitans ou homo provocans: a habilidade de comunicação do recém-nascido
  • As incríveis aventuras do bebê – as últimas descobertas sobre as capacidades dos bebês
  • As possibilidades múltiplas para o desenvolvimento do bebê

 Docentes:

Erika Parlato-Oliveira – Psicanalista, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Doutora em Psicolinguística (EHESS-Paris), Pós-Doutora em Psiquiatria da criança no Hospital Pitié-Salpêtrière (Paris), Professora da faculdade de medicina da UFMG. Co-coordenadora nacional do PREAUT Brasil, Coordenadora da coleção “Começos e Tropeços na Linguagem” do Instituto Langage.

Rosely Gazire Melgaço – Psicanalista (IEPSI), Coordenadora da coleção “Começos e Tropeços na Linguagem” do Instituto Langage.

as-competencias-do-bebe-abril2015-300x225

DATAS

  • em abril: dias 11 e 25/04/15;
  • em maio: dias 09 e 23/05/15.