O curso Clínica da Intervenção na Primeira Infância: uma proposta para o atendimento de bebês com sinais de risco constitucionais oferece aos alunos uma proposta de intervenção para lidar com bebês e crianças que apresentam riscos no seu processo de constituição sejam, eles somáticos e/ou psíquicos. Os bebês e as crianças na primeira infância apresentam sinais de sofrimento que revelam impedimentos constitucionais e relacionais sob a forma de sintomas no corpo e na interação com seus cuidadores.

Esta proposta clínica oferece um lugar para que estes impedimentos possam ser ultrapassados. Os modelos clínicos tem se furtado das estratégias de manejo junto à díade mãe-bebê a partir de um referencial que culpabiliza e retira a mãe da cena clínica ou a introduz para vitimizá-la ainda mais. Esta proposta clínica funda-se num saber que aposta na possibilidade de um reencontro entre a mãe e seu filho.

Este restabelecimento do circuito faz com que os investimentos de ambos encontre o seu destino fazendo novos enlaces, enodando as pontas soltas que dificultam os registros e até mesmo impossibilitam a comunicação.

 Conteúdo programático:

    • Após a identificação de sofrimento da criança, o que fazer? Fundamentos teóricos da clínica da primeira infância
    • O setting e o manejo clínico com a família
    • Como considerar a historia da criança e da família?
    • Os aspectos transgeracionais no sofrimento da criança
    • O trabalho clínico e o entorno da criança
    • Apresentação e discussão de casos clínicos

 Docentes:

Erika Parlato-Oliveira – Psicanalista, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Doutora em Psicolinguística (EHESS-Paris), Pós-Doutora em Psiquiatria da criança no Hospital Pitié-Salpêtrière (Paris), Professora da faculdade de medicina da UFMG. Co-coordenadora nacional do PREAUT Brasil, Coordenadora da coleção “Começos e Tropeços na Linguagem” do Instituto Langage.

Rosely Gazire Melgaço – Psicanalista (IEPSI), Coordenadora da coleção “Começos e Tropeços na Linguagem” do Instituto Langage.

Tereza C. Bruzzi-Curi – Psicanalista (IEPSI), Membro da EFBH.

curso clinica da primeira infancia erika rosely tereza 07nov15

DATAS

    • em novembro: dias 07 e 21/11/15;
    • em dezembro: dias 05 e 12/12/15.