12 e 13 de Janeiro de 2018

Instituto Langage/Universidade de Évora – Évora – Portugal

O CONGRESSO CONTARÁ COM: CURSOS  • APRESENTAÇÕES TEMÁTICAS • MESAS-REDONDAS PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS APROVADOS • APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM PÔSTER

Verifique também a programação das comunicações livres e mesas de debate ao final desta página.

1º Dia – 12 de Janeiro

 8:30 Abertura do secretariado e recepção dos participantes
9:00 – 10:15 Mesa 1 – coordenação: Terezinha Rocha Almeida (Universidade Federal de Alagoas/PREAUT Brasil)Vitor Franco- Transdisciplinaridade e perturbações precoces do desenvolvimento

Mª Cristina KupferAcompanhando bebês em creches: um encontro da psicanálise com a educação

10:15 – 10:45 Coffee Break
10:45 – 11:15 Sessão de abertura
11:15 – 12:45 hs Conferência plenária – Coordenação da mesa e tradução: Marie Christine Laznik (ALI/Centre Alfred Binet) Michel Botbol (Centre Hospitalier Régional et Universitaire de Brest)
13:00-14:30 Almoço
14:30- 16:30 Mesa 2 – coordenação: Constança Biscaia (Universidade de Évora) Alfredo Jerusalinsky – Princípios epistêmicos e éticos para uma política pública de prevenção psíquica em primeira infância
Ana Teresa Brito – Desenvolvimento Profissional em Ciências do Bebé e da Família: Contributo Singular do Modelo Touchpoints
Dolores Fernandez – Práticas interdisciplinares hospitalares de atendimento humanizado ao recém-nascido
16:30:18:00 Mesas Paralelas 1 a 5 

Comunicações livres (ver calendário)

19:30 Jantar oficial (por inscrição)

2º Dia- 13 de janeiro (sábado)

9:00 – 11:00 Mesa 3- Coordenação:Erika Parlato – Clínica de bebês: uma perspectiva transdisciplinar

João Justo – Gravidez de Risco e Interação Pré-Natal: A Reação “Standby” e a sua Resolução

Mª José Gonçalves – A Interação Precoce e as Psicoterapias Mãe-Bebé.

11:00 – 11:30 Coffee Break
11:30 – 13:00 Mesas Paralelas  6 a 10

Comunicações livres (ver calendário)

13:00-14:00 Almoço
14:00- 14:30 Sessão Posters
14:30- 16:30 Mesas Paralelas 11 a 15

Comunicações livres (ver calendário)

16:30:18:00 Mesa 4 – Coordenação: Inês Catão (COMPP SESDF/PREAUT)

Mª Christine Laznik – Como avaliar e cuidar de bebês ditos de alto risco de autismo
Eduardo Sá – O que pensam os bebés

Dia 12 – 16:30 a 18 horas (Mesas 1 a 5)

Mesa 1 (Tema 1) Mesa 2 (Tema 2) Mesa 3 (Tema 4) Mesa 4 (Tema 5) Mesa 5 (Tema 6)
Uma experiência de atendimento transdisciplinar em perinatologia. Ana Lucia H. Gomes Encontros e desencontros: Intervenções possíveis em um centro neonatal Ana Lucia Henriques Gomes Distinção entre clínica psicanalítica de bebês e clínica do autismo Severina Sílvia Ferreira Um mosaico de observações de mães-bebês: ressonâncias internas Marisa Bortoletto; Maria Julia Costa; Maria Renata Gomes Autismo e virtualidade: Decifra-me ou devoro-te Larissa Ornellas
O estranho da barriga Marcilena Assis Toledo Desenvolvimento, Constituição Subjetiva e Prevenção em Saúde Mental Tanja Joy Schöner Lopes A psicoterapia do bebé Ana Carolina Pereira Experiências de (des) continuidade e o vir a ser no abrigo: entre encontros e possibilidades Lizia Pereira da Rosa Taborda Quando a fala cala: o discurso de educadores sobre as dificuldades de aprendizagem Regina Maria Ayres de Camargo Freire
Laqueação tardia do cordão umbilical João Manuel Nascimento Mendes A intervenção precoce na interação mãe/bebê Laureni Dantas de França e Edna Maria Silva Santos Vitalizando vínculos: imagens em movimento na cena clínica da relação pais-bebê Mariângela Mendes de Almeida Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche” Carla Peixoto O processo de alfabetização e seus impasses: estudo de caso em uma escola pública do centro da cidade de São Paulo Regina Maria Ayres de Camargo Freire
Vinculação e separação-individuação em díades mãe-gémeos: Da gravidez ao nascimento Sofia Veiga Gravidez gemelar: O outro em mim Carina Daudt Os possíveis efeitos do diagnóstico na clínica psicanalítica na primeira infância Taís Campos Carvalho Interação entre mães e crianças com sinais precoces de risco em sessões musicais Cristiana Helena Rodrigues da Silva O maternalês como linguagem universal das mães Ana Mateus
A Experiência do Aborto Espontâneo em Mulheres e o seu Impacto Psicológico Ana M. Bertão A experiência do atendimento em follow-up dos bebês de risco e prematuros de alto risco no Ambulatório do Centro de Estimulação Precoce da Prefeitura de Guarulhos. Carla Cristina Costa Monteiro de Lima Temperamento ou as percepções que os pais têm do comportamento dos filhos? Miguel Barbosa A função paterna em uma família de mulheres: uma observação psicanalítica Marjorie Yanagihara Observação de díades mãe-bebé pré-termo na condição da voz materna falada e cantada durante o método canguru Maria Eduarda Salgado Carvalho

Dia 13 – 11:30 a 13 horas (Mesas 6 a 10)

 

Mesa 6 (Tema 2) Mesa 7 (Tema 7) Mesa 8 (Tema 2) Mesa 9 (Tema 8) Mesa 10 (Tema 12)
Atendimento da dupla mãe-criança: Possibilidade de intervenção no serviço público Claudia A. T. Del Monte Auto-regulação comportamental dos bebés de termo, pré-termo e extremo pré-termo Marina Fuertes Psiquismo e linguagem na clínica interdisciplinar com crianças pequenas Ana Paula Ramos de Souza O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância – o Projecto Germinarte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”. Mariana Vences Como pode a vinculação mãe-filho(a) e pai-filho(a) ser afetada pelo tempo gasto com os filhos e a sensibilidade parental? Anabela Faria
Bebê com perturbações da comunicação e a intervenção precoce Maria Cristina Abreu Da imediatez da prematuridade à aposta no bebê: reflexões sobre os impasses e possibilidades na clínica psicanalítica precoce no contexto da internação hospitalar neonatal Cynthia Marden Torres Feliciano Proposta de análise do método de intervenção com bebês e seus pais Erika Parlato-Oliveira A música no desenvolvimento da criança Joana Almeida A Escuta Singular da Subjetividade para a construção da Parentalidade e do Vínculo Sandra Allessandrini Feliciano
Nasceu um bebê especial, e agora doutor? – A Notícia, a Família e o Risco para a Constituição Psíquica do Bebê Rosane Maria França Nicolau O papel do Enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia (EESMO) na prevenção do parto pré-termo (PPT) Sara Isabel Arruda Bebês em risco de autismo: a ilusão antecipadora Beatriz Len Intervenções de desenho de bebés: uma nova dimensão no debate nature-nurturance Miguel Barbosa A formação do vínculo na díade mãe-bebés gémeos: Os seis primeiros meses de vida Sofia Veiga
Depressa e bem, não há quem! Ana Sofia Veloso “Nascer antes do tempo” O acompanhamento psicanalítico de bebês prematuros no Hospital do   Servidor Estadual de São Paulo utilizando a metodologia IRDI Daniela Taulois Bebês em risco de autismo: a técnica específica de reanimação destes bebês Solène Ekizian Análise Musical do Canto Materno Dirigido ao Bebé Pré-Termo na Condição do Método Canguru Carolina Sá Do amor ao próprio ao amor pelo outro Margarida Sampaio
Lei 13.438: conquista e cautela Andrea Quijo Elaborando o primeiro confronto com um filho pré-termo internado numa UCIN Miguel Barbosa Intervenção precoce numa criança de dois meses que tem um irmão autista Luiza Bradley Araújo O desenvolvimento da linguagem em crianças CODA’s – implicações do aspeto cultural Esmeralda Figueira Queiroz O lugar da mente no bebé Isabel Mesquita

Dia 13 – 14:00 a 16:30 horas (Mesas 11 a 15)

 

Mesa 11 (Tema 2) Mesa 12 (Tema 8) Mesa 13 (Tema 11) Mesa 14 (Tema 12) Mesa 15 (Tema 15)
IRDI e Sinais PREAUT na puericultura: o que aprendemos avaliando bebês Carolina Schumacher “Agenda lotada”: Refletindo o excesso de atividades na infância e suas implicações psíquicas. Mayara Pérola Maciel dos Santos Alimentação e Primeiras Interações. Projeto “As mães de biberão Ana M. Bertão O Projeto PREAUT e o (en)lace entre educador-bebê Ilka Schapper Santos A valorização da atenção à primeira infância nas políticas públicas brasileiras: Desdobramentos recentes Letícia Vier Machado
Responsividade materna em bebés com sinais precoces de risco Maria Helena Chora Ser professora de bebês: Que função é esta? Cleide Vitor Mussini Batista Hipoplasia Mamária, alergia e proteína do leite de vaca (APLV) e aleitamento materno (AM): Relato de Caso Ana Luiza Velloso da Paz Matos Adoção: Desafios na Construção da Filiação e da Parentalidade. Uma Reflexão Psicanalítica. Marcia Regina da Silva A marca do desencontro Carina Daudt
O bebê no serviço de acolhimento Institucional e sua mãe: Intervenções que possibilitam a capacidade vincular Claudia Meneghetti Hoffmann Expressões Midiáticas no Contexto da Relação Pais-Bebé Mariângela Mendes de Almeida Resgate do aleitamento materno exclusivo (AME) após internação prolongada, em Unidade Intensiva Neonatal (UTIN) de prematuro de 31 semanas, seguido de depressão pós-parto: Relato de caso Ana Luiza Velloso da Paz Matos O Bebê Prisioneiro: Relato de um caso clínico Terezinha Rocha de Almeida Acompanhamento pais-bebê no campo educativo: um dispositivo para a psicanálise com bebês em creches Izabella Paiva Monteiro de Barros
Ervas medicinais na Gravidez Sara Gomes A utilização de vídeos familiares para identificação de sinais de risco precoce em crianças com Síndrome de X Frágil Nuno Costa Ocitocina, uma hormona amiga Cláudia Catarina Granjo Agostinho Função Paterna fortalecendo o ambiente suficientemente bom em contexto de adoção Geny Moura Nazato Observações de bebês irmãos de crianças autistas em APAE em Minas Gerais (Brasil) Rita Helena Rezek Nassar
O envolvimento dos bebés em performances artísticas para a infância Miguel Barbosa Manon, um bébé de 9 meses leva sua mãe ao analista Lucia Salmeron Touati Embalando a relação pais-bebê oferecendo continência às fantasias parentais Maria Cecília Pereira da Silva Nove meses aliado a dor materna: depressão e intervenção junto ao bebê Adriana de Melo Lima Just your voice – a voz como mediador privilegiado na clínica com bebês em risco para autismo na clínica com crianças autistas Inês Catão

 CONTACTE-NOS

Universidade de Évora
bebe.uevora@gmail.com
telefone: (+351) 266768050

Instituto Language:
institutolangage.com.br
institutolangage@institutolangage.com.br
telefone/fax: (011) 3473-5458