12 e 13 de Janeiro de 2018
Instituto Langage/Universidade de Évora – Évora – Portugal
O CONGRESSO CONTARÁ COM: CURSOS • APRESENTAÇÕES TEMÁTICAS • MESAS-REDONDAS PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS APROVADOS • APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM PÔSTER
Verifique também a programação das comunicações livres e mesas de debate ao final desta página.
1º Dia – 12 de Janeiro
8:30 | Abertura do secretariado e recepção dos participantes |
9:00 – 10:15 | Mesa 1 – coordenação: Terezinha Rocha Almeida (Universidade Federal de Alagoas/PREAUT Brasil)Vitor Franco- Transdisciplinaridade e perturbações precoces do desenvolvimento
Mª Cristina Kupfer– Acompanhando bebês em creches: um encontro da psicanálise com a educação |
10:15 – 10:45 | Coffee Break |
10:45 – 11:15 | Sessão de abertura |
11:15 – 12:45 hs | Conferência plenária – Coordenação da mesa e tradução: Marie Christine Laznik (ALI/Centre Alfred Binet) Michel Botbol (Centre Hospitalier Régional et Universitaire de Brest) |
13:00-14:30 | Almoço |
14:30- 16:30 | Mesa 2 – coordenação: Constança Biscaia (Universidade de Évora) Alfredo Jerusalinsky – Princípios epistêmicos e éticos para uma política pública de prevenção psíquica em primeira infância Ana Teresa Brito – Desenvolvimento Profissional em Ciências do Bebé e da Família: Contributo Singular do Modelo Touchpoints Dolores Fernandez – Práticas interdisciplinares hospitalares de atendimento humanizado ao recém-nascido |
16:30:18:00 | Mesas Paralelas 1 a 5
Comunicações livres (ver calendário) |
19:30 | Jantar oficial (por inscrição) |
2º Dia- 13 de janeiro (sábado)
9:00 – 11:00 | Mesa 3- Coordenação:Erika Parlato – Clínica de bebês: uma perspectiva transdisciplinar
João Justo – Gravidez de Risco e Interação Pré-Natal: A Reação “Standby” e a sua Resolução Mª José Gonçalves – A Interação Precoce e as Psicoterapias Mãe-Bebé. |
11:00 – 11:30 | Coffee Break |
11:30 – 13:00 | Mesas Paralelas 6 a 10
Comunicações livres (ver calendário) |
13:00-14:00 | Almoço |
14:00- 14:30 | Sessão Posters |
14:30- 16:30 | Mesas Paralelas 11 a 15
Comunicações livres (ver calendário) |
16:30:18:00 | Mesa 4 – Coordenação: Inês Catão (COMPP SESDF/PREAUT)
Mª Christine Laznik – Como avaliar e cuidar de bebês ditos de alto risco de autismo |
Dia 12 – 16:30 a 18 horas (Mesas 1 a 5)
Mesa 1 (Tema 1) | Mesa 2 (Tema 2) | Mesa 3 (Tema 4) | Mesa 4 (Tema 5) | Mesa 5 (Tema 6) | |||||
Uma experiência de atendimento transdisciplinar em perinatologia. | Ana Lucia H. Gomes | Encontros e desencontros: Intervenções possíveis em um centro neonatal | Ana Lucia Henriques Gomes | Distinção entre clínica psicanalítica de bebês e clínica do autismo | Severina Sílvia Ferreira | Um mosaico de observações de mães-bebês: ressonâncias internas | Marisa Bortoletto; Maria Julia Costa; Maria Renata Gomes | Autismo e virtualidade: Decifra-me ou devoro-te | Larissa Ornellas |
O estranho da barriga | Marcilena Assis Toledo | Desenvolvimento, Constituição Subjetiva e Prevenção em Saúde Mental | Tanja Joy Schöner Lopes | A psicoterapia do bebé | Ana Carolina Pereira | Experiências de (des) continuidade e o vir a ser no abrigo: entre encontros e possibilidades | Lizia Pereira da Rosa Taborda | Quando a fala cala: o discurso de educadores sobre as dificuldades de aprendizagem | Regina Maria Ayres de Camargo Freire |
Laqueação tardia do cordão umbilical | João Manuel Nascimento Mendes | A intervenção precoce na interação mãe/bebê | Laureni Dantas de França e Edna Maria Silva Santos | Vitalizando vínculos: imagens em movimento na cena clínica da relação pais-bebê | Mariângela Mendes de Almeida | Qualidade das interações adulto-criança em salas de berçário: resultados do projeto de investigação “Transição dos bebés para a creche” | Carla Peixoto | O processo de alfabetização e seus impasses: estudo de caso em uma escola pública do centro da cidade de São Paulo | Regina Maria Ayres de Camargo Freire |
Vinculação e separação-individuação em díades mãe-gémeos: Da gravidez ao nascimento | Sofia Veiga | Gravidez gemelar: O outro em mim | Carina Daudt | Os possíveis efeitos do diagnóstico na clínica psicanalítica na primeira infância | Taís Campos Carvalho | Interação entre mães e crianças com sinais precoces de risco em sessões musicais | Cristiana Helena Rodrigues da Silva | O maternalês como linguagem universal das mães | Ana Mateus |
A Experiência do Aborto Espontâneo em Mulheres e o seu Impacto Psicológico | Ana M. Bertão | A experiência do atendimento em follow-up dos bebês de risco e prematuros de alto risco no Ambulatório do Centro de Estimulação Precoce da Prefeitura de Guarulhos. | Carla Cristina Costa Monteiro de Lima | Temperamento ou as percepções que os pais têm do comportamento dos filhos? | Miguel Barbosa | A função paterna em uma família de mulheres: uma observação psicanalítica | Marjorie Yanagihara | Observação de díades mãe-bebé pré-termo na condição da voz materna falada e cantada durante o método canguru | Maria Eduarda Salgado Carvalho |
Dia 13 – 11:30 a 13 horas (Mesas 6 a 10)
Mesa 6 (Tema 2) | Mesa 7 (Tema 7) | Mesa 8 (Tema 2) | Mesa 9 (Tema 8) | Mesa 10 (Tema 12) | |||||
Atendimento da dupla mãe-criança: Possibilidade de intervenção no serviço público | Claudia A. T. Del Monte | Auto-regulação comportamental dos bebés de termo, pré-termo e extremo pré-termo | Marina Fuertes | Psiquismo e linguagem na clínica interdisciplinar com crianças pequenas | Ana Paula Ramos de Souza | O contributo da Companhia de Música Teatral para o desenvolvimento da arte para a infância – o Projecto Germinarte e a Formação Imersiva “Dabo Domo”. | Mariana Vences | Como pode a vinculação mãe-filho(a) e pai-filho(a) ser afetada pelo tempo gasto com os filhos e a sensibilidade parental? | Anabela Faria |
Bebê com perturbações da comunicação e a intervenção precoce | Maria Cristina Abreu | Da imediatez da prematuridade à aposta no bebê: reflexões sobre os impasses e possibilidades na clínica psicanalítica precoce no contexto da internação hospitalar neonatal | Cynthia Marden Torres Feliciano | Proposta de análise do método de intervenção com bebês e seus pais | Erika Parlato-Oliveira | A música no desenvolvimento da criança | Joana Almeida | A Escuta Singular da Subjetividade para a construção da Parentalidade e do Vínculo | Sandra Allessandrini Feliciano |
Nasceu um bebê especial, e agora doutor? – A Notícia, a Família e o Risco para a Constituição Psíquica do Bebê | Rosane Maria França Nicolau | O papel do Enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia (EESMO) na prevenção do parto pré-termo (PPT) | Sara Isabel Arruda | Bebês em risco de autismo: a ilusão antecipadora | Beatriz Len | Intervenções de desenho de bebés: uma nova dimensão no debate nature-nurturance | Miguel Barbosa | A formação do vínculo na díade mãe-bebés gémeos: Os seis primeiros meses de vida | Sofia Veiga |
Depressa e bem, não há quem! | Ana Sofia Veloso | “Nascer antes do tempo” O acompanhamento psicanalítico de bebês prematuros no Hospital do Servidor Estadual de São Paulo utilizando a metodologia IRDI | Daniela Taulois | Bebês em risco de autismo: a técnica específica de reanimação destes bebês | Solène Ekizian | Análise Musical do Canto Materno Dirigido ao Bebé Pré-Termo na Condição do Método Canguru | Carolina Sá | Do amor ao próprio ao amor pelo outro | Margarida Sampaio |
Lei 13.438: conquista e cautela | Andrea Quijo | Elaborando o primeiro confronto com um filho pré-termo internado numa UCIN | Miguel Barbosa | Intervenção precoce numa criança de dois meses que tem um irmão autista | Luiza Bradley Araújo | O desenvolvimento da linguagem em crianças CODA’s – implicações do aspeto cultural | Esmeralda Figueira Queiroz | O lugar da mente no bebé | Isabel Mesquita |
Dia 13 – 14:00 a 16:30 horas (Mesas 11 a 15)
Mesa 11 (Tema 2) | Mesa 12 (Tema 8) | Mesa 13 (Tema 11) | Mesa 14 (Tema 12) | Mesa 15 (Tema 15) | |||||
IRDI e Sinais PREAUT na puericultura: o que aprendemos avaliando bebês | Carolina Schumacher | “Agenda lotada”: Refletindo o excesso de atividades na infância e suas implicações psíquicas. | Mayara Pérola Maciel dos Santos | Alimentação e Primeiras Interações. Projeto “As mães de biberão | Ana M. Bertão | O Projeto PREAUT e o (en)lace entre educador-bebê | Ilka Schapper Santos | A valorização da atenção à primeira infância nas políticas públicas brasileiras: Desdobramentos recentes | Letícia Vier Machado |
Responsividade materna em bebés com sinais precoces de risco | Maria Helena Chora | Ser professora de bebês: Que função é esta? | Cleide Vitor Mussini Batista | Hipoplasia Mamária, alergia e proteína do leite de vaca (APLV) e aleitamento materno (AM): Relato de Caso | Ana Luiza Velloso da Paz Matos | Adoção: Desafios na Construção da Filiação e da Parentalidade. Uma Reflexão Psicanalítica. | Marcia Regina da Silva | A marca do desencontro | Carina Daudt |
O bebê no serviço de acolhimento Institucional e sua mãe: Intervenções que possibilitam a capacidade vincular | Claudia Meneghetti Hoffmann | Expressões Midiáticas no Contexto da Relação Pais-Bebé | Mariângela Mendes de Almeida | Resgate do aleitamento materno exclusivo (AME) após internação prolongada, em Unidade Intensiva Neonatal (UTIN) de prematuro de 31 semanas, seguido de depressão pós-parto: Relato de caso | Ana Luiza Velloso da Paz Matos | O Bebê Prisioneiro: Relato de um caso clínico | Terezinha Rocha de Almeida | Acompanhamento pais-bebê no campo educativo: um dispositivo para a psicanálise com bebês em creches | Izabella Paiva Monteiro de Barros |
Ervas medicinais na Gravidez | Sara Gomes | A utilização de vídeos familiares para identificação de sinais de risco precoce em crianças com Síndrome de X Frágil | Nuno Costa | Ocitocina, uma hormona amiga | Cláudia Catarina Granjo Agostinho | Função Paterna fortalecendo o ambiente suficientemente bom em contexto de adoção | Geny Moura Nazato | Observações de bebês irmãos de crianças autistas em APAE em Minas Gerais (Brasil) | Rita Helena Rezek Nassar |
O envolvimento dos bebés em performances artísticas para a infância | Miguel Barbosa | Manon, um bébé de 9 meses leva sua mãe ao analista | Lucia Salmeron Touati | Embalando a relação pais-bebê oferecendo continência às fantasias parentais | Maria Cecília Pereira da Silva | Nove meses aliado a dor materna: depressão e intervenção junto ao bebê | Adriana de Melo Lima | Just your voice – a voz como mediador privilegiado na clínica com bebês em risco para autismo na clínica com crianças autistas | Inês Catão |
CONTACTE-NOS
Universidade de Évora
bebe.uevora@gmail.com
telefone: (+351) 266768050
Instituto Language:
institutolangage.com.br
institutolangage@institutolangage.com.br
telefone/fax: (011) 3473-5458