Falar da linguagem com os recursos que ela possibilita e promove, palavras e imagens. Este limite representa as nossas possibilidades de ir o mais longe possível com aquilo que herdamos e temos disponível.

“O que de teus pais herdastes,

Conquista-o, para fazê-lo teu.”

Fazermo-nos ao tornar nossa a linguagem, fazendo-a, a nossa linguagem entremeada na fala da língua herdada. Falamos da linguagem pelo inesgotável dela na fala. A revista falará da linguagem pelos diversos atores que arriscarão revelar as suas heranças, benditas e malditas, na língua que não diz tudo mas nem por isso cessa de dizer.

A linguagem como campo plural favorece os recortes singulares, mas estes são complexos na sua qualidade. Queremos que a revista seja um lugar de complexidade de diálogos, que amplifique a natureza, por vezes restrita, das questões propostas. Fazê-la cumprir o seu papel será uma tarefa árdua, que só encontrará êxito no compartilhar do trabalho e na dedicação de nossos colaboradores.

A revista Linguagem pretende, apoiada nos critérios rigorosos dos avaliadores de periódicos, alcançar a qualidade que lhe permita receber sempre mais colaboradores. O esforço para criá-la levou muito tempo, alguns anos, e somente com o apoio e incentivo, dos diversos profissionais que aqui se encontram como colaboradores e assinantes, ela pode tornar-se realidade. A todos, em nome do Instituto Langage, muito obrigada.

Erika Parlato-Oliveira
Editora Científica