Sankofa

Escritas Pretas

Apresentação da coleção


           O livro Escrita de Mulheres Negras em Conta Gotas: sobre futuros integra a Coleção Escritas Pretas: sankofa. A Coleção contará com dois livros: volume 1 e 2 com o mesmo título. Ambos integram uma proposta que visa propõe indagações sobre motivações, prazeres, acolhimentos, pesquisas, dores, (auto)descobertas, (re)existências, resistências, reflexões, lutas, (trans)formações e mandingas que emergem da escrita de mulheres negras. É uma escrita viva que conta sobre essas mulheres e sobre seus trabalhos, suas vidas, o que é fundamental para re-pensarmos o lugar de nosso ativismo, de nossa intelectualidade, e também que lugar a pesquisa e a Ciência ocupam em nosso cotidiano. São essas teorias que, constantemente, clamam por teorias que falem sobre o que pulsa e corre em nossas veias.

         A coleção nasce da parceria entre o Instituto Langage com as educadoras Analu Souza e Kassandra Muniz responsáveis pela organização dessas escritas tão sensíveis. SANKOFA nos inspira. Originado de um provérbio dos povos Akan (África Ocidental) a chamada é “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”. O cosmograma – que mostra um pássaro de passagem que voa para frente, com a cabeça voltada para trás e carregando no seu bico o futuro representado por um ovo – nos ensina e sobre o retorno ao passado, o olhar para a ancestralidade para ressignificar o presente e construir o futuro.

          Nos livros Sankofa fala. Essas autoras com seus escritos relembram, à sua maneira, tudo o que fizeram e como fizeram para reinventar. Cada escrita nos dá a conhecer mais sobre cada uma delas e, também, contar a história da relação das mulheres negras com a linguagem em movimento.

Organizadoras

Analu Souza é cria dos movimentos negros, ativista, educadora, leitora do mundo. Socióloga, mestra em Sociologia, doutora e pós-doutora em Linguística Aplicada. É professora no Instituto de Letras da UFBA. É associada à Associação Brasileira de pesquisadores/as Negros/as – ABPN. Integra a Diretoria da Ação Educativa. Tem estudos na área de Ensino de Língua Materna, Letramentos, Ações Afirmativas, Juventudes e Hip-hop. Autora de várias escritas entre elas Letramentos de Reexistência – Poesia, Grafite, Música, Dança – Hip-Hop e também Letramentos no Ensino Médio, ambas da Ed. Parábola.
Kassandra Muniz é mãe, filha de Osun, ativista e Pernambucana. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNB. Doutora e mestra em Linguística pela UNICAMP. Licenciada em Letras pela UFPE. Professora Associada do Depto. de Letras da UFOP. Nesta instituição, foi Coordenadora adjunta do curso de Especialização UNIAFRO; do NEABI/UFOP (2010-2014); do PIBID AFRO(2011-2017) e líder do grupo de pesquisas GELCI/CNPq. Coordenou o GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada e da ANPOLL Triênio (2018/2021). Suas pesquisas se inserem na área de Estudos Culturais e Performance, Linguística Aplicada e Antropologia Linguística, e Literaturas de autoria negrofeminina. Tem publicações nesses campos e estuda a Linguagem como Mandinga.
Entre em contato conosco
Enviar por whatsapp