Grupo de Trabalho

Educação e Psicanálise

Educação e Psicanálise são duas áreas de conhecimento que abordam de modo distinto a relação entre o sujeito-professor e o sujeito-criança-aluno.

Como a Educação e a Psicanálise, dois campos de saber distintos, poderiam ampliar o horizonte do trabalho psicanalítico transdisciplinar?

Este grupo de trabalho parte do interesse comum de membros da formação permanente em Psicanálise do Instituto Langage de explorar algumas produções teóricas da área da educação que podem contribuir com o trabalho analítico transdisciplinar. Isso tem o objetivo de nos construir enquanto analistas em diálogo com as produções atuais de outras áreas do conhecimento, tanto no âmbito da elaboração teórica, quanto da clínica.

Ainda por acreditarmos que o sujeito-professor e o sujeito-criança-aluno têm muito mais informações implícitas a serem exploradas, bem como, justamente por entendermos o sujeito-criança-aluno como aquele que emerge da linguagem e o reconhecemos como sujeito de linguagem, é indispensável considerarmos a quem se dirige a fala e de que lugar se fala.

Objetivo Geral: Estabelecer diálogos entre Educação e Psicanálise para pensarmos sobre os símbolos da escola, do professor, da sala de aula e do sujeito criança-aluno.

COORDENAÇÃO

Cleide Vitor: Psicanalista. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Membro da Associação La Cause des Bébés (Brasil/França). Membro da Formação Permanente do Instituto Langage. Membro da Diretoria técnica da ANGAAD. Líder de Grupo CNPq – Núcleo de Estudos e Pesquisas Psicanálise e Infância.

MEMBROS

Carolina do Carmo

Clara Affonso da Costa

Jucimara Nascimento

Rebeca Padulla

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