Grupo de Trabalho
Psicanálise e Gênero

Grupo de Trabalho
Psicanálise e Gênero

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO (GT) PSICANÁLISE E GÊNERO

O GT Psicanálise e Gênero surgiu a partir dos debates envolvendo a clínica e a teoria psicanalítica, sempre em uma posição permanente de questionamento. Inicialmente, as reflexões estavam centradas nas questões intrinsicamente relacionadas ao tema da violência sexual, com especial atenção à violência contra crianças e adolescentes. Com o aprofundamento das discussões, as indagações foram expandidas para a condição das mulheres na sociedade contemporânea e para os diversos tipos de violência que as acometem. Esse movimento levou à fusão do GT Sexualidade Infantil com o GT Psicanálise e Gênero, ampliando as perspectivas de estudo e intervenção. Mantendo uma postura crítica sobre o que já foi produzido no campo da psicanálise a respeito desses temas, o GT segue como um espaço de produção, discussão de casos e trocas entre os psicanalistas membros da formação permanente.

LIVRO (RE)SURGINDO DO SILÊNCIO

O livro “(re)surgindo do silêncio – Produções de mulheres sob(re) violências” surgiu da iniciativa de promover o interesse pela escrita literária e pelas artes visuais, resgatando a criatividade presente em cada mulher por meio de produções em diferentes gêneros, possibilitando o registro de parte suas histórias sob(re) violências.

COORDENAÇÃO

Sergio Lopes Oliveira: Psicanalista. Diretor do Instituto Langage. Editor da Maison d’Édition Langage e da Editora Langage. Correspondente Internacional do Collège Internacional de Philosophie de Paris (1998 a 2002).

MEMBROS

Andrea Lauermann

Clara Affonso da Costa

Flavia Oliveira

Ludmila Tavares

Letícia Boratto Monteiro

Mariana Negri

Juliana Braga

Jucimara Nascimento

Vivian Prestes

Entre em contato conosco
Enviar por whatsapp