Apresentação do GT

O Grupo de Trabalho TEAR é coordenado por Erika Parlato-Oliveira, Sergio Lopes Oliveira e Carolina do Carmo e composto por psicanalistas membros da formação permanente do Instituto Langage onde são discutidos fundamentos teóricos para o trabalho clínico com bebês e a clínica com sujeitos que demonstram sinais de um início de autismo.

Durante os encontros são discutivos tópicos relacionados ao TEA, incluindo diagnóstico, autobiografias e pesquisa científica, com foco em neurodiversidade e psicanálise.

Essa proposta clínica revela  um trabalho que favorece a construção de um elo intersubjetivo entre um sujeito dotado de condições que não se realizaram em função de desencontros comunicativos e os seus cuidadores familiares que buscam, de forma ávida, estratégias e perspectivas para fazer laços comunicativos. A clínica aponta um caminho que privilegia a comunicação entre o bebê/criança e seu entorno afetivo e social.

Por que TEAR? 1)É uma analogia em relação ao instrumento denominado tear que tece tramas através dos entrelaçamentos dos fios; 2) serve como acróstico à sigla TEA acrescida da letra R, representando as criações e recriações de cada sujeito, interpretadas através da escuta analítica.

Objetivo do grupo: oferecer um espaço de apoio para os indivíduos diagnosticados ou com suspeita diagnóstica de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Busca desafiar a tendência de patologizar e categorizar o TEA, reconhecendo o impacto potencial dessas abordagens nas vidas futuras dos indivíduos afetados.

Premissas: enfatizar a neurosingularidade por meio de escuta analítica presencial e online, promover a discussão e geração de conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conduzir pesquisas científicas relacionadas ao trabalho analítico.

 
Para fazer parte desse grupo, é necessário ser membro da Formação Permanente do Instituto Langage 

Coordenação

ERIKA PARLATO-OLIVEIRA:  psicanalista e mestre em Linguística (UNICAMP). Doutora em Comunicação e semiótica (PUC-SP). Doutora em Ciências Cognitivas e Psicolinguística (LSCP-EHESS-Paris). Pós-doutora em Psiquiatria Infantil (Universidade Pierre et Marie). Habilitação para dirigir pesquisa (HDR) em Psicanálise na Universidade Paris 7. Profa. de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e da École Doctorale da Université de Paris (Paris 7). Coordenadora do Diplôme Universitaire “Psychisme face à la naissance” na Universidade de Paris (Paris 5). Profa. dos cursos de graduação em Psicologia e em Ciências da Linguagem (Universidade de Paris). Membro da WAIMH, da CIPPA, do ICE e da La cause des bébés (Paris). Co-coordenadora regional do PREAUT Brasil (MInas Gerais). Membro fundador da Associação “La cause des bébés – Brasil”. Coordenadora da Clínica de bebês e seus pais do Instituto Langage. Autora de diversos artigos e revisora de periódicos científicos.
SERGIO LOPES DE OLIVEIRA: é Psicanalista. Diretor do Instituto langage. Editor da Maison d’Édition Langage e da Editora Langage. Correspondente Internacional do Collège International de Philosophie de Paris (1998 a 2002).
CAROLINA DE FREITAS DO CARMO: Doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2020). Mestre em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Graduação em Fonoaudiologia – Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (2002). Formação em DIR/Floortime nível 1 pelo ICDL Institute. Membro associado – La Cause Des Bébés – Brasil. Conselheira suplente do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 1ª Região – RJ. Fonoaudióloga secretária – PREAUT Brasil. Fonoaudióloga em Consultório Particular. Atuação principalmente nos seguintes temas: autismo, linguagem infantil, desenvolvimento infantil e inclusão.
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