Esta coleção tem como objetivo divulgar pesquisas, experiências práticas e reflexões teóricas sobre como a música pode ser utilizada não apenas em sua dimensão artística, mas também no âmbito da saúde, da educação e das relações humanas. Trata-se de temática ampla e transdisciplinar, que tem integrado diversas áreas do conhecimento, como música, educação, neurociências, saúde, filosofia, psicologia, sociologia e arqueologia cognitiva. No contexto de uma longa história, a musicoterapia é uma das faces mais recentes da música. Apesar de sua relativa juventude, as práticas musicoterapêuticas, hoje já bem consolidadas, trouxeram uma das codificações mais significativas para a compreensão da dimensão existencial da música. As experiências musicais são atividades que sempre promovem a saúde e essas experiências, se sistematicamente organizadas dentro de uma lógica terapêutica, vem assumindo um papel significativo na prevenção e no tratamento de um grande número de doenças. É sobre isso que trata esta coleção.
Direção
Maria Betânia Parizzi Fonseca: Professora Associada da Escola de Música da UFMG. Pós-Doutora pela Université Paris-Diderot, Doutora em Ciências da Saúde (área de concentração: Saúde Criança e do Adolescente – linha de pesquisa: desenvolvimento da criança) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Piano pela mesma instituição. Atua na Graduação e na Pós-graduação da Escola de Música onde desenvolve pesquisas sobre as relações entre música, cognição e desenvolvimento humano, com ênfase no desenvolvimento cognitivo-musical nos primeiros anos de vida, nas relações da música e autismo e na formação do professor de Música. Foi diretora do CMI – Centro de Musicalização Integrado, órgão complementar da Escola de Música da UFMG de 2010 a 2019. Foi Diretora do Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical de 1991 a 2009. Coordena o Grupo de Pesquisa MUSICOG – Música, Cognição e Desenvolvimento Humano (CNPq). Tem atuado na concepção, direção artística e performance de concertos voltados para bebês. Dentre suas principais publicações estão os livros: Música e Desenvolvimento Humano-práticas pedagógicas e terapeuticas (2022), Música e Autismo-ideias em contraponto (2022); O bebê e a Música (2020), Musiquês: é uma língua ou uma música? (2018); Musicalização na Escolar Regular – formando professores e alunos (2016); PianoBrincando (1993, 2020), além de artigos sobre música, cognição e educação musical.