O Instituto Langage é um instituto sem fins lucrativos que desde a sua fundação tem como missão constituir-se num espaço de articulação dos diversos campos de saber sobre a linguagem.
Nossa proposta é possibilitar a integração da diversidade que a linguagem propicia em seus diversos recortes, considerando esta questão de forma mais completa. Acreditamos que a constituição deste lócus para a convergência dos saberes filosóficos, linguísticos, psicanalíticos, neurológicos, psicológicos, fonoaudiológicos, fisiológicos, antropológicos, sociológicos, lógicos, matemáticos, cognitivos e semióticos, favorece a formação de atores sociais no manuseio da linguagem como instrumento complexo de operação sobre a realidade.
Entre as atividades desenvolvidas realizamos cursos, eventos, congressos, colóquios, encontros de discussão e seminários temáticos. Ainda, contamos com atendimento clínico psicanalítico a crianças, adolescentes e adultos e serviços à comunidade.
Outra atividade é a Formação Permanente: composta por atividades que proporcionam um questionamento permanente do saber constituído frente às transformações culturais e à clínica contemporânea. Na formação permanente, a transmissão da Psicanálise ocorre através dos seminários temáticos e dos grupos de trabalho, que visam promover a responsabilidade com o saber através da produção dos analistas em formação, pelas supervisões clínicas dos casos atendidos dentro e fora do Instituto e pelos grupos de pesquisas que indagarão a realidade.
Nossos seminários abertos são organizados para garantir que a Psicanálise não fique restrita à reprodução de conceitos básicos operacionais, mas que possa ser transmitida através de recortes operados por aqueles que estão implicados por ela e com ela. Eles ocorrem semanalmente às quintas-feiras, das 19h às 20h e é um evento gratuito, aberto (sem necessidade de inscrição) e online via plataforma Zoom.
Grupos de Trabalho (GTs): a participação na formação permite também a participação nesses grupos temáticos de trabalho, que se reúnem semanalmente e visam promover a responsabilidade com o saber através da produção dos analistas em formação.
A cada dois anos, em anos ímpares, ocorre em Paris/França o Seminário Internacional Transdisciplinar sobre o bebê, que busca favorecer o encontro entre as diversas áreas do conhecimento que produzem teoria e clinica sobre o bebê.
Nos anos pares organizamos o Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente, atualmente na cidade de Belo Horizonte/MG, como espaço de troca que prioriza a construção do saber, sem fronteiras, transdisciplinar, das produções da clínica, da Universidade, das escolas e das instituições sobre a criança e o adolescente.
O Instituto Langage também atua como canal de discussão do campo da linguagem através da edição de livros, organizados em coleções:
Coleção Aventuras e Travessuras na Linguagem: que pulsa em escritas de diversas práticas sobre crianças e adolescentes; o compromisso de aventurar-se por uma transmissão que se sobressai pela abertura ao novo, pelo litoral do saber/não saber.
Coleção Bebê Sapiens: esta coleção acentua um novo olhar sobre o bebê, retirando-o da condição de um ser que sofre passivamente a ação do outro, que é um pré homem, sem linguagem, sem fala, sem representações, quase que inerte à espera de alguém que lhe apresente o mundo e a ele mesmo. O Sapiens marca um lugar de saber deste bebê que circula nesta coleção. O bebê é aqui re-apresentado como capaz de nos ensinar sobre ele e sobre como nós construímos as bases dos nossos conhecimentos. Sabemos escutar o bebê que nos fala? questiona Marie Claire desde a publicação de seu livro A Linguagem do Bebê, e continua aqui nesta coleção insistindo para que possamos deixar de lado saberes há muito tempo ultrapassados, para nos colocarmos à escuta deste bebê que nos fala. Bem vindos ao encontro deste bebê dotado de saberes e capacidades extraordinárias!
Coleção Crianças e Adolescentes no Horizonte Transdisciplinar: esta coleção oferece um convite à leitura sobre crianças e adolescentes na perspectiva transdisciplinar, disposta a abordar as complexidades e os desafios que permeiam esta fase da vida nos tempos atuais. Ao destacar o diálogo entre as diversas disciplinas, os leitores são guiados por uma análise que abre as fronteiras convencionais do conhecimento. A coleção crianças e adolescentes no horizonte transdisciplinar nos provoca a repensar abordagens e contribuir para um futuro que desafia conceitos pré-estabelecidos e expande os limites do nosso entendimento, não apenas ilumina o horizonte, mas também nos convida a ser parte ativa da pesquisa e ação transdisciplinar.
Coleção Começos e Tropeços na Linguagem: que conta com publicações que discorrem sobre os caminhos e as tortuosidades dos processos de construção da linguagem e da constituição do sujeito.
Coleção Escritas da Vida: um espaço para que os pacientes, suas famílias e os que compõem seu entorno deem um testemunho de sua experiência na saga de seu sofrimento e das vicissitudes ao percorrer os diferentes caminhos terapêuticos.
Coleção Escritas Pretas – Sankofa: é uma coleção de livros que visa responder e/ou apresentar novas indagações sobre motivações, prazeres, acolhimentos, pesquisas, (auto)descobertas, resistências, (re)existências, reflexões, lutas, (trans)formações e mandingas que emergem da escrita de mulheres negras.
Coleção História e Epistemologia das Ciências: A História e Epistemologia da Ciência é uma área de pesquisa fundamental para compreender (1) as múltiplas origens da teoria e da prática científica e clínica, (2) as condições de cientificidade das diferentes teorias, (3) as lógicas e as metodologias das práticas de investigação científica e clínica, (4) os fundamentos dos dispositivos teóricos e clínicos, (5) o estatuto do objeto e do sujeito nas diferentes teorias científicas, (6) os critérios de eficácia e prova da teoria e da prática da investigação e da clínica, (7) a relação entre a singularidade do caso e o dispositivo teórico, (8) a relação entre os diferentes saberes, práticas e discursos artísticos, científicos e políticos, (9) a apropriação de termos, fórmulas, esquemas de um saber em relação com outros. Em função disso, a coleção História e Epistemologia da Ciência (HEC) propõe duas séries de publicações que fornecem material para o estudo e a pesquisa: (1) Biblioteca de clássicos; (2) Estudos Epistemológicos para uma História e Epistemologia da Ciência. Uma série complementará a outra com o fim de, por um lado, não perder de vista a história das teorias e das práticas científicas e clínicas e, por outro lado, poder reformular problemas epistemológicos diretamente ligados à teoria e à prática investigativa e clínica.
Coleção Música e Desenvolvimento: Esta coleção tem como objetivo divulgar reflexões teóricas sobre como a música pode ser utilizada não apenas em sua dimensão artística, mas também no âmbito da saúde, educação, neurociências, saúde, filosofia, psicologia, sociologia e arqueologia cognitiva.
Coleção Pequenos Escritos da Psicanálise: Esta coleção foi confiada a dois grandes psicanalistas que acreditam na idéia de levar ao público ensaios psicanalíticos sobre temas importantes da teoria e da clínica que permitirão ao leitor entrar em contato com grandes autores que, cada um a seu modo, apresentarão suas contribuições à Psicanálise. Os escritos em pequeno formato e páginas não refletem o tamanho que estas produções terão para o campo da clínica e da teoria psicanalítica. Os livros desta coleção estarão disponíveis em Português e em Francês, e a escolha dos autores , que nela escreverão, ficarão a cargo dos diretores da coleção.
Coleção Psicanálise e Educação: O campo brasileiro dos estudos e pesquisas psicanalíticas na educação apresenta nos dias de hoje riqueza e diversidade inusitadas. Os praticantes da Psicanálise, mas também os pedagogos, educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e fonoaudiólogos tentam, casa um a sua maneira, avançar aquilo que a invenção freudiana possibilita, qual seja, instalar boas perguntas quando se trata da educação de crianças e jovens, precisamente onde o império dos saberes-especialistas apresenta respostas e receitas de ação prontas. Esta coleção visa a expansão e consolidação deste campo
Coleção Transcultura: a coleção que conta com publicações sobre as temáticas que foram pouco tratadas e, na maior parte das vezes, maltratadas. Esta escolha também presta uma homenagem a Umberto Eco, que fundou, juntamente com Alain de Pichon, o Institut Internacional Transcultura, dedicado a reconhecer a reciprocidade existente entre as culturas, cujo princípio, nas palavras de Pichon, consiste na necessidade de “retomar, identificar as palavras e conceitos e nos colocar a tarefa de reconhecer a diversidade dos nossos jogos de linguagem”.
Coleção – Cadernos PREAUT Brasil: a equipe brasileira que iniciou o projeto há tantos anos, consegue realizar a publicação da Coleção Cadernos PREAUT BRASIL, contando com a colaboração dentre outros de Marie-Christine Laznik, Graciela Crespin e de colegas brasileiros de norte a sul. Um novo tempo, uma nova criança, uma nova clínica se apresentam. Uma clínica da diversidade que convoca os analistas a não recuarem, a conversarem com outros campos do saber, atentos sempre ao um a um. É sobre isso que tratam os artigos publicados nesta Coleção. Contamos com sua leitura crítica.
A Revista Linguagem é uma outra produção editorial do Instituto Langage, que veio como um complemento às formas anteriores propostas, com a diferença de trazer um frescor constante, como uma brisa que irá soprar saberes vindos do livre pensar.
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