Adotamos o significante Transcultura como nome de nossa coleção para expressar o que pretendemos nela publicar. Ela contará com publicações sobre as temáticas que foram pouco tratadas e, na maior parte das vezes, maltratadas pela psicanálise dita oficial. Esta escolha também presta uma homenagem a Umberto Eco, que fundou, juntamente com Alain de Pichon, o Institut International Transcultura, dedicado a reconhecer a reciprocidade eexistente entre as culturas, cujo princípio, nas palavras de Pichon, consiste na necessidade de “retomar, identificar as palavras e conceitos, retomar as palavras e nos colocar a tarefa de reconhecer a diversidade dos nossos jogos de linguagem”. O primeiro volume da coleção é composto pelo manuscrito, escrito pelos coordenadores, sobre o percurso realizado a partir de uma longa trajetória com a clínica de grupos em Psicanálise. Tema que figura nas formulações psicanalíticas de forma pouco reconhecida, como uma extensão da psicanálise para aqueles que não podem fazer uma psicanálise como se deve, ou seja, individual. No segundo volume, apresentamos outra versão que insiste em manter a qualidade de análise para a clínica grupal.
Direção
SÉRGIO LOPES DE OLIVEIRA é Psicanalista. Diretor do Instituto langage. Editor da Maison d’Édition Langage e da Editora Langage. Correspondente Internacional do Collège International de Philosophie de Paris (1998 a 2002).
LUÍS CARLOS DE ARAÚJO LIMA é Psicanalista, mestre e doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, com larga trajetória nas políticas públicas de saúde. Professor e supervisor de estágios em políticas públicas em cursos de Psicologia, membro permanente e supervisor clínico do Instituto Langage.